segunda-feira, 5 de julho de 2010

Conselho Escolar - o que é e para que serve

Conselho são espaços de democracia participativa. Capacitar técnica e politicamente os representantes da sociedade e do governo ajuda a superar as práticas clientelistas e burocráticas e assumir um papel propositivo, em exercicio da cidadania ativa.
O grande desafio é a criação de mecanismos de participação, deliberação e controle social das políticas econômicas e de desenvolvimento, o acesso a informação entre os representantes das instituições governamentais e da sociedade civil organizada, através dos quais os atores sociais consigam ocupar os seus espaços com qualidade nos Centros Territoriais proporcionando o diálogo direto entre os envolvidos na Educaçãop Profissional: empresariado, trabalhadores, poder público, moviemntos sociais organizados e outros.
A partir do momento que conseguimos superar esse desafio, certamente vamos conseguir alcançar o objetivo do Conselho Escolar que é de ampliar e garantir a participação da comunidade na gestão democrática da educação profissional, visando à qualidade dos cursos oferecidos e o fortalecimento do projeto político-pedagógico desenvolvido.
Sabendo que o Conselho Escolar é um órgão colegiado de caráter deliberativo, consultivo, avaliativo, mobilizador e fiscalizador nas questões pedagógicas, administratitivas e financeiras do Centro Territorial de Educação Profissional de Irecê. Não tendo caráter político-partidário, religioso, racial e nem fins lucratrivos.
Cada conselheiro tem uma missão importante, fazendo a interlocução entre seus intergrantes, sendo capazes de apresentar propostas e de estabelecer alianças, informando e mobilizando os setores sociais que representam.

                                                                                  Por Maria do Socorro Leite Vasconcelos

Um comentário:

Na Pesquisa Agrícola disse...

O dia a dia na pesquisa com a mamoneira.