terça-feira, 29 de junho de 2010

Emas e Caprinos

Ampliação do CETEP Irecê


Programa Brasil Profissionalizante: Construção de dois módulos cada um com cinco salas de aula e do laboratório. 
Professor Milton - Zootecnista cuidando da mamite das tetas da cabra, com o auxilio de estudantes de Técnico em Agropecuária.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OS CURSOS TÉCNICOS PROFISSIONALIZANTES

OFERTA DE VAGAS PARA CURSOS TÉCNICOS NA MODALIDADE SUBSEQUENTE

ANO BASE: 2010 PERÍODO: 2.º SEMESTRE

SISTEMA: SORTEIO ELETRÔNICO

1. CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA SUBSEQUENTE - MAT - 25 vagas

2. CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES - VESP - 30 vagas - está no vespertino, mas solicitamos para o Noturno, aguardamos retificação da SEC.

3. CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM VESP 30 VAGAS E NOT 30 VAGAS


Inscrições Online no Site:

http://www3.sec.ba.gov.br/sisec/sorteio/login.seam

Documentos necessários: CPF e ser proveniente de escola pública.

Período de Inscrição: de 28/06 a 09/07/10

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Inscrições para o ENEM 2010 abertas


O período de inscrição para o ENEM 2010 vai de 25/06 a 09/07/10 - Somente via internet, no link: http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/
Serão isentos do pagamento taxa de inscrição de R$ 35,00:
1.Alunos do último ano (concluintes) do Ensino Médio de instituições públicas de ensino – federais, estaduais e municipais;
2.Estudantes carentes do último ano (concluintes) do Ensino Médio da rede privada de ensino, mediante preenchimento da declaração de carência disponível no sistema de inscrição;
3.Egressos, ou seja, participantes que concluíram o Ensino Médio em anos anteriores e que não tem condições de pagar a taxa de inscrição, mediante preenchimento da declaração de carência disponível no sistema de inscrição.

Link para iscrição:
http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/
para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2010:

Prêmio para professores sobre sustentabilidade


Premiação de projetos sobre biodiversidade.
Atenção, professora/professor, você que já trabalha propostas de sustentabilidade dentro da sala de aula, chegou a hora de compartilhar este trabalho com escolas de todo o Brasil. Elabore o seu projeto pedagógico e concorra à 2ª edição do Prêmio Ecofuturo de Educação para a Sustentabilidade, oferecido pelo Instituto Ecofuturo.
As inscrições estão abertas de 25 de junho a 25 de agosto e devem ser feitas no site da organização (www.ecofuturo.org.br/premio), onde, também, está disponível o regulamento do concurso. O tema escolhido para 2010, o Ano Internacional da Biodiversidade, é Saber Cuidar.
Participe!!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

SÃO JOÃO DO CETEP



Foi tudo de bom, a presença dos alunos dos três turnos !dia 17 / 06 / 10 a tarde foi marcada por muita quadrilha, amendoim forró... Só faltou você.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Projeto Verde Vida do CETEP - I Encontro 17/06/2010






























BENEFICIAMENTO DE PIMENTA.

FAZENDO REQUEIJÃO

SALA DE AGROINDUSTRIA : PROFESSORA ÉRICA E ALUNOS.



Beneficiamento do tomate.

SALA DE AGROINDUSTRIA : PROFESSORA ÉRICA E ALUNOS.



Beneficiamento do leite (queijo branco e requeijão).

TCC - Trabalho de Conclusão de Curso - Agropecuária



CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE IRECÊ - CETEP
FABRICIO FIGUEREDO
HUMBERTO BRITO
HUMBERTO RODRIGUES
ROBERTO RODRIGUES
WELTON DE JESUS

ORIENTADOR: PROFESSOR JOSUÉ DOURADO FILHO



TITULO:
PLANTIO DO GIRASSOL IRRIGADO PELO CALENDARIO LUNAR, PARA VERIFICACAO DE MAIOR TEOR DE MATERIA VERDE E SECA.




Esse projeto tem a finalidade de apresentar os resultados do Trabalho de Conclusão de Curso realizado no CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE IRECÊ - CETEP situado no bairro Baixão de Sinésia km 04, realizou-se o Trabalho de Conclusão de Curso(TCC) na área de culturas regionais realizando um cultivo de girassol irrigado em uma área de 400 m² localizado na horta de cultivo orgânico tomando como base as técnicas de biodinâmica com o uso do calendário lunar.


Concluímos que os resultados obtidos tornam o cultivo do girassol pelo calendário biodinâmico viável para a produção de matéria verde com o plantio que observamos a folha e a produção de matéria seca a fase flor.

TCC - Trabalho de Conclusão de Curso - Agropecuária



PRODUÇÃO DE MORANGO ORGÂNICO
PARA TÉCNICA DE PLANTIO
E MANEJO NO SEMI-ÁRIDO

Amélia Araújo Boa Sorte
Aureliane Manuela Sousa Rocha
Michele Nunes Durães

TURMA DE APICULTURA



Alunos do curso de Apicultura.
"espaço de convivência social.



Alface plantada na horizontal. TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de alunos de Agropecuária

quarta-feira, 16 de junho de 2010

CULTURA DO GERGELIM



Introdução

O gergelim, Sesamum indicum L., é uma cultura cujas evidencias de sua prática datam do início da civilização. Possivelmente, seja originária da Índia e da região em que onde hoje é o Paquistão. Em escavações realizadas em sítios da civilização hindu foi encontrado gergelim em estratos atribuídos a 3050-3500 a.C. As evidências de cultivos desses tempos indicam que a extração do óleo era a principal atividade.

O gergelim é planta adaptada aos climas tropical e subtropical, com temperaturas médias elevadas, 25-30.oC, e tolerância a períodos relativos de seca. É uma opção interessante como cultura secundária, sucedendo à cultura principal, em plantios de janeiro a março.

No Brasil, a produção oscila entre 3.000 e 5.000 toneladas anuais, concentrada nos Estados de Mato Grosso e Goiás, consumida pela indústria alimentícia do Estado de São Paulo.

A utilização principal é “in natura”, e compondo os produtos da indústria alimentícia e de panificação. A semente possuí 50-60% de óleo, 20% de proteínas , 18% de carbohidratos, 5% de fibras e cálcio, fósforo, ferro, potássio, sódio, magnésio e enxofre. Após a extração do óleo o farelo ou farinha, possui cerca de 40% de proteínas. O óleo tem alta porcentagem de ácido graxo oléico. Portanto, é um alimento rico em proteínas e sais minerais.



Cultivares Comerciais

IAC-OURO

O germoplasma que deu origem ao cultivar foi a introdução I-51964, de 1977, procedente dos Estados Unidos, da qual foram selecionadas linhagens que passaram por vários ciclos de seleção massal. A seleção foi dirigida para obtenção de alto potencial produtivo.

As características principaís são hábito de crescimento ereto, ramificado, com dois a quatro ramos inseridos na haste principal a 30 cm do solo; altura de 120 a 150 cm; haste verde, pubescente durante o ciclo e dourada na maturação, com 25 internódios; folha é pubescente, verde-amarelada durante o ciclo e amarelo-esverdeada e senescente na maturação; flor, pilosa, levemente arroxeada, interior branco; o fruto é uma cápsula verde, retangular, pubescente, com cerca de 60 sementes. Na maturação, abre-se pelas suturas longitudinais, soltando as sementes, mudando a cor do amarelo para o marron. O número de frutos por axila é de 1 a 3, em geral 3; a semente tem coloração creme tendendo a branca, podendo a tonalidade variar com as diferenças ambientais de secagem.

A variedade é extremamente uniforme na maturação, sendo o início do processo marcado pelo amarelecimento e queda das folhas. Os frutos basais têm a coloração transformada do verde para o amarelo, ocorrendo progressivamente da base para o ápice da planta, possibilitando intervalo relativamente longo para a colheita, evitando perdas pela deiscência dos frutos quando maduros. O peso de 1.000 sementes é de 3,3 g e o teor de óleo na semente é de 52%. O variedade tem potencial de produtividade na faixa de 1.000 a 1.500 kg/ha. Está em distribuição comercial desde 1983.

TÉCNICA DE CULTIVO



SOLO- requer solos férteis, profundos, bem drenados, evitando-se os que se encharcam. Embora vegete bem em diversos tipos de solos, preferencialmente os solos leves facilitam o desenvolvimento do sistema radicular e, em consequência, o melhor desenvolvimento da planta.

O preparo do solo deve ser cuidadoso, com aração e gradeação antes do plantio, evitando os torrões, pois a semente é pequena, preferindo um leito uniforme para boa germinação

ÉPOCA DE PLANTIO- no Estado de São Paulo e região Sudeste e Centro-Oeste, pode ser plantado no período de outubro a novembro e de janeiro a fevereiro. Como tem boa tolerância à seca, recomenda-se sua utilização na “safrinha”, como cultura secundária, sendo boa opção.

ESPAÇAMENTO- o IAC-Ouro é cultivar de porte baixo, utilizando-se o espaçamento de 50-60 cm entre as linhas e densidade 20-25 sementes/m, sem desbaste posterior, com utilização de 2,5-3kg de sementes por há.

SEMEADURA- pode ser manual ou mecânica, neste caso, preferindo semeadeiras em que não haja discoem movimento, apenas mecanismo de encaminhamento da semente. A profundidade deve ser de 2-3 cm.

ADUBAÇÃO E CALAGEM- deve ser feita de acordo com a análise química do solo. O calcário deve ser aplicado para elevar a saturação de bases a 70% e o teor de magnésio a um mínimo de 5mmolc/dm3. A adubação mineral deve ser nas quantidades recomendadas na tabela seguinte:




CULTIVO- deve ser mantida livre de ervas daninhas nos primeiros quarenta dias do ciclo, quando é mais sensível à concorrência. No final desse período há o início do florescimento, que se estenderá pelos próximos 60-70 dias, concomitantemente com a frutificação.

COLHEITA- o fruto do gergelim, é cápsula deiscente, isto é, abre-se com a secagem liberando as sementes. A colheita deve ser feita antes de ocorrer a secagem no campo. Para o IAC-Ouro a época de colheita ocorre ao redor de 95 dias da germinação, quando há o amarelecimento das plantas e queda das folhas, indicativo da colheita. A colheita manual é feita por etapas:

1. Corte das plantas, na base da haste;
2. Secagem em terreiro ou protegida para evitar perdas;
3. Trilha e limpeza da sementes;
4. Embalagem e armazenamento.

IAC-CHINA

Ciclo vegetativo de 125-135 dias, sendo rústico em relação ao solo e ao clima, porte ereto, plantas com ramificação e altura média de 180cm. As sementes tem coloração creme e peso de 1.000 sementes de 4,3 g, consideradas de tamanho grande pela indústria de panificação e doces, com grande aceitação. A produtividade fica na faixa de 800 a 1.500 kg/ha. Em distribuição comercial desde 1994

IAC-GUATEMALA

As plantas tem hábito de crescimento ramificado, altura de 150 a 180 cm, cor verde, hastes e folhas pubescentes e com folhas amarelescentes na maturação. Flores brancas arroxeadas. Os frutos possuem cerca de 50-80 sementes. Os frutos são semi-deiscentes, proporcionando maior período de colheita com perdas menores. As sementes são cremes, com peso de 1.000 sementes de 3,4 g. A produtividade média obtida nos experimentos de avaliação esteve na faixa de 1.000 a 1.500 kg/ha. Está em distribuição comercial desde 1995.



Técnico Responsável

Eng.o Agr.o Angelo Savy Filho
Centro de Grãos e Fibras/Oleaginosas
Av. Barão de Itapura, 1481. Cx. Postal 28.
13001-970. Campinas. SP.
Tel.: 19/3241-5188 Fax.: 19/9242-3602
E-mail: savy@iac.sp.gov.br

FOTO CETEP



Montagem com foto do girassol produzido no espaço do próprio Centro.

terça-feira, 15 de junho de 2010

São João de Irecê 2010




As festas Juninas na Praça Cleriston Andrade já são tradição em Irecê e este de 2010 conta com nomes da MPB reconhecidos nacionalmente como:
Zé Ramalho
Elba Ramalho
Alcymar Monteiro
Forrozão Tropikália
Forró Sacode
Del Feliz
Carlos Pitta
Clã Brasil
Atrações locais
Neste ano de 2010, ano de copa do mundo além do verde, amarelo, azul e branco, vamos sacudir principalmente o branco da paz. Vamos celebrar a paz tão necessária nesses tempos em que a violência nos assusta diuturnamente.
Façamos os festejos juninos da paz!!
Por Mácio Machado

sábado, 12 de junho de 2010

Ofertas de Cursos 2010.2



Para 2010.2 serão oferecidos os Cursos:

1. Técnico em Enfermagem - três turmas - uma por turno;

2. Técnico em Edificações - duas turmas - uma no vespertino e outra no noturno;

3. Técnico em Agente Comunitário de Saúde - três turmas - uma por turno - novo.

Estamos aguardando a abertura no período de inscrição para o sorteio eletrônico no site: http://www.educacao.ba.gov.br/

Fiquem atentos e boa sorte!!

terça-feira, 8 de junho de 2010

BIOGÁS



Você sabia que 20% do gás de cozinha utilizado no CETEP em 2010 é de origem natural, com origem no esterco animal. Acredita-se que até dezembro estaremos com uma produção de 100%

sexta-feira, 4 de junho de 2010

O CETEP Irecê no IV Congresso Brasileiro de Mamona



O CETEP Irecê no IV Congresso Brasileiro de Mamona - IV CBM e I Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas - I SIOE

A Professora Érica e as turmas de Biocomustíveis e alguns estudantes de Agropecuária represntarão a comunidade cetepiana no Congrssso.

Bom congresso para todos!!!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

CETEP: VIVÊNCIAS, PESQUISA E EXPERIMENTOS



Plantação de amendoim




Alguns fleshs dos jogos



Montagem do aniversário de Alberto





Alberto colhendo soja.






É tempo dos girassois florir.

Através do Reggae

Através do Reggae:
Letra e música: Leonio Teodoro Furtuoso
“Refrão”
Através do reggae
Vou falar para você
Através do reggae
Você vai me entender
Através do reggae
Você tem que me escutar
Através do reggae
Você tem que estudar
|
A violência é um problema social
Dentro das escolas é universal
A falta de amor e humanidade
Estão formando lampiões nas faculdades!
||
No dia - dia no trabalho e na TV
A violência estampada pode crer
É aluno agredindo outro aluno
E o professor sem saber o que fazer.
|||
Ta filando aula pra dizer que é bonzão?
E não se preocupa com o futuro da nação
O pensamento ta pra lá de Bagdá
E dentro da escola ele não quer mais ficar!
|V
Isso não deveria aqui acontecer
Pois a escola só quer ver você vencer
Está na hora de parar para pensar
Que pra ser alguém na vida você tem que estudar.

terça-feira, 1 de junho de 2010

AS HORTAS DO CETEP: Viva a alimentação orgânica

A professora Maria José, a famosa Zezé, comanda a olericultura do CETEP Irecê com muita maestria. Usando técnicas alternativas, desde a fabrição de defensivos agrícolas naturais até a produção de verduras orgânicas.
Parabéns a profª Zezé e aos seus alunos!!!


cenoura




alface


melancia




ABÓBORA MARANHÃO!!

Premiação do Face 2010

ROSE NO CERIMONIAL DE PREMIAÇÃO!!!










A GALERA NA PLATÉIA APRECIANDO A MÚSICA DO FACE!!











LEONI - ESTUDANTE DO CURSO TÉCNICO EM RECUROS HUMANOS - MAIS UMA VEZ REPRESENTANDO O CETEP IRECÊ E REPRESENTANDO TODA A COMUNIDADE ESCOLAR CETEPIANA NO FESTIVAL DA CANÇÃO ESTUDANTIL. PARABÉNS LEONI!!











PREMIAÇÃO FACE 2009 - FINALMENTE!!!!